20.02.14

O que a natureza nos pode dizer




O que a natureza nos pode dizer

Minha vida é uma paisagem como as que vejo e vivencio la fora.

Há colinas com flores e verdes, com árvores que aspiram ao alto
e pequenas árvores atrofiadas, que com toda a força tentam manter a vida.

Ali existem pequenas e discretas flores, outras que reluzen e se distinguem
de modo que todos as veem imediatamente e se alegram.
São paisagems e plantas nas quais o milagre é evidente.

Ali existem encostas que são ásperas e descobertas, com todos os tipos de sujeiras,
com árvores mortas, galhos e velhas folhas.
Lá parece estar escuro e selvagem.

Plantas arrancadas, raízes que se estendem pelo chão e não encontram apoio no solo pedregoso.
E ao contemplar eu gostaria de evitar ou ignorar este lugar.

Vales que são como que rompidos,
nus e desertos, mas outros também cobertos de verde.
São chagas, assim como pulsa a vida.

E então nasce o sol.
Torna-se claro e distinto: a luz e o amor de Deus brilha sobre tudo e todos.
Depende da perspectiva, essa é decisiva!

Ele – Deus - vê e sabe de tudo.
Ele ama e deixa a triste e sombria natureza, bem como a belíssima paisagem existir.
Ele espera! Sua luz resplandece implacável.

O vento sopra e as sementes das flores caem também aqui.
A chuva cai sobre tudo!
Do solo morto surge o solo bom e rico em nutrientes, para as sementes que caem sobre ele.
E então podem crescer novas plantas.

Ambas as paisagens podem ser encontradas em mim.
Também o que há de escuro em mim, minha culpa e minha incapacidade pode tornar-se fecunda,
se eu aceitar o perdão e perdoar a mim mesmo.
Se eu, assim como a primavera, recomeçar.

O Espírito de Deus atua sempre.
Na luz e sob o olhar de Deus, tudo pode ser mudado.
O mundo inteiro está repleto de Deus – também eu mesmo.

Luise Wolking – 2014